Uma dentição completa significa muito mais que uma mera questão de aparência – ela é fundamental para a sua saúde e qualidade de vida. Neste aspecto, o implante dentário surge como a solução definitiva em termos de estética e funcionalidade para reabilitar o seu sorriso.
Deseja conquistar o seu sorriso novamente? A Clínica Odontológica Mavsa é referência em reabilitação oral com implante dentário na cidade de Campinas. Aqui você encontrará as melhores opções para completar o seu sorriso novamente, por meio de um atendimento com o mais elevado padrão de qualidade.
O implante dentário é uma alternativa para o tratamento de reabilitação oral. Eles são pinos de titânio com um orifício interno que permitem a fixação de próteses dentárias na boca por meio de parafusos.
Em uma analogia simples, podemos dizer que o implante dentário é um substituto artificial da raiz do dente, cumprindo função similar: a de sustentar e fixar a coroa do dentária (parte visível do dente) na boca. Desta forma, o paciente consegue ter um desempenho funcional e estético muito mais próximo ao natural com o uso da prótese em comparação às próteses móveis.
O processo de instalação do implante dentário é feito por etapas, com detalhes que podem variar de acordo com a característica do paciente, bem como suas necessidades específicas e preferências pessoais. A seguir, vamos detalhar como funciona esse processo aqui na Clínica Odontológica Mavsa.
O primeiro passo para o tratamento com o implante dentário consiste na avaliação, que é feita por um implantodontista – dentista especializado no assunto. Aqui, fazemos uma espécie de entrevista com o paciente, para entender o que causou a perda dentária e quais as opções que a Clínica Odontológica Mavsa disponibiliza para alcançar o seu objetivo.
Nessa etapa, o dentista responsável pelo seu caso poderá solicitar exames complementares, como radiografias, para avaliar se há a presença de doenças que possam comprometer a instalação dos implantes dentários, bem como a densidade do osso alveolar. Todo esse processo é fundamental para garantir o maior índice de sucesso possível para a sua cirurgia.
Depois de avaliar a condição da sua saúde bucal, partimos para os procedimentos preparativos. Se for necessário, vamos dar início ao tratamento das doenças pré-existentes, para garantir que nada de errado aconteça com o seu implante dentário durante e após a cirurgia.
Além disso, nessa etapa nós vamos fazer o planejamento do seu tratamento. Dentro desse processo, vamos definir questões cruciais, como a quantidade de implantes que serão instalados, bem como o tipo da prótese e, se necessário, providenciar o material para o enxerto ósseo.
Também damos início aos chamados procedimentos pré-protéticos. Aqui, vamos fazer a extração de elementos dentários remanescentes e dentes que possam atrapalhar a acomodação da prótese e do implante dentário na boca. Para saber mais sobre esses tratamentos, conheça o trabalho do cirurgião dentista em nossa página disponível no link abaixo:
Chegamos ao momento mais esperado pelo paciente! Nesta etapa, vamos fazer a instalação do implante dentário. Tudo é feito em uma cirurgia bem simples, onde fazemos uma pequena abertura na gengiva, com bisturi e, em seguida, perfuramos o osso alveolar.
Tudo é feito com uma potente anestesia local, que proporciona o máximo de conforto ao paciente durante todo o tratamento. Em alguns casos, a pessoa sequer sente os procedimentos feitos durante a cirurgia.
Depois de fazer a inserção dos implantes dentários, vamos fechar a gengiva e, então, o paciente deverá aguardar algumas semanas para que aconteça um processo que chamamos de osseointegração – que consiste na integração do implante no osso alveolar.
Se você optar por fazer o implante dentário de carga imediata, é possível sair do consultório com a prótese instalada no mesmo dia da cirurgia. Contudo, para que isso possa acontecer, o paciente precisa ter uma boa condição óssea. Caso contrário, as próteses e os implantes poderão cair.
Finalizado o processo de osseointegração, o paciente deverá retornar à clínica para fazer a instalação das próteses dentárias. Essa é uma etapa bem simples, que consiste apenas na fixação da prótese com parafusos.
Mas, não pense que o nosso trabalho acaba no momento que você instala as próteses. Na verdade, a Clínica Odontológica Mavsa vai continuar monitorando o seu caso, para assegurar que o seu novo sorriso possa durar para sempre.
Para isso, também é importante que você mantenha visitas regulares em nosso consultório, em um intervalo que varia de três a seis meses. Essas consultas são importantes para que a gente possa fazer uma limpeza profissional nas próteses e no espaço entre elas e o implante dentário.
O implante dentário é feito em titânio – um material resistente e compatível com o organismo humano. Por causa disso, eles são desenvolvidos para durar por toda a vida do paciente.
Contudo, é importante que você mantenha uma boa rotina de cuidados com a sua saúde bucal. Isso porque, existem algumas condições, como a periimplantite, que podem afetar o osso alveolar e até mesmo obrigar a retirada do implante dentário.
Por ser um tratamento seguro e eficaz, o implante dentário costuma ser indicado como a solução definitiva para que o paciente possa recuperar não só a estética do seu sorriso, como também todas as suas funções. Entretanto, existem algumas situações que não permitem a sua instalação, são elas:
Essa é a principal causa da perda dentária e, também, um grande impeditivo para o tratamento com o implante dentário. Isso porque, o tabagismo pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo câncer de boca, e ainda por cima dificulta o processo de cicatrização.
Porém, se o paciente se comprometer a abandonar o hábito de fumar – e isso inclui cigarros, charutos, pods, vapes, narguilés e afins – antes do início do tratamento, é possível utilizar os implantes dentários sem maiores complicações.
O tratamento com o implante dentário também não é indicado para gestantes e mulheres no período puerpério. Não existe um motivo específico, entretanto, esse processo não é recomendável pois a saúde da paciente fica mais vulnerável a diversos problemas durante essa fase da vida – em especial devido às alterações hormonais.
Esse é um problema muito comum em pessoas que sofreram com a doença periodontal ou utilizaram próteses dentárias em um longo período em sua vida. Todavia, ainda é possível contornar esse quadro com o uso de enxerto ósseo ou dos implantes zigomáticos – que são instalados no osso do zigoma (conhecido também como “maçã do rosto”).
Por isso, se você sofre ou sofreu com a doença periodontal, o melhor a se fazer é procurar um periodontista, antes mesmo de iniciar o tratamento. Somente ele poderá preservar a estrutura óssea da sua boca para a instalação dos implantes dentários, além de prevenir novas perdas. Para saber mais, clique no link disponível abaixo:
Em especial para pessoas que estão sob tratamento radioterápico ou quimioterápico. Isso acontece porque o paciente fica vulnerável a um problema chamado mucosite, que acontece como efeito colateral a esses procedimentos. Entretanto, após finalizar esse processo, você poderá fazer a instalação dos implantes dentários.
Na verdade, o tratamento com o implante dentário nesses pacientes até pode ser feito – desde que essas doenças estejam controladas. Para isso, também será necessária a colaboração entre o seu cardiologista e o implantodontista, para garantir que todo o processo, da cirurgia à cicatrização, possa acontecer de forma tranquila e segura.
Deseja fazer um implante dentário? A Clínica Odontológica Mavsa é o seu lugar! Somos uma clínica estruturada, com tecnologia de ponta e métodos modernos, para fazer o seu tratamento com o máximo de segurança e precisão.
Por isso, se você está a procura de uma clínica para fazer seu implante dentário em Campinas, conte com a nossa ajuda. Agende sua avaliação em um de nossos canais de atendimento hoje mesmo e recupere o seu principal cartão de visitas em um lugar iluminado.
Rua Barão de Jaguara, 1481 - 18° Andar/ sala 181
Centro, Campinas - SP